×

Posso deixar pertences dentro do carro para ser transportado?

Posso deixar pertences dentro do carro para ser transportado?

A mudança para outra cidade ou estado envolve uma série de cuidados, e um deles é a forma como os seus pertences serão transportados. Uma opção comum é utilizar os serviços de uma transportadora de carros para levar o seu veículo junto com seus bens. No entanto, surge uma dúvida frequente: é permitido deixar pertences dentro do carro para serem transportados? 

Neste artigo, vamos explorar essa questão em detalhes, analisando as vantagens, os riscos e os aspectos legais envolvidos. Além disso, queremos ajudar você a tirar as suas dúvidas e encontrar o que precisa, conheça aqui a melhor transportadora de carros do Brasil!

É permitido deixar pertences dentro do carro para transporte?

A resposta a essa pergunta não é simples e pode variar de acordo com a transportadora de carros contratada. Algumas empresas permitem que os clientes deixem objetos pessoais dentro do veículo, desde que sejam informados previamente e que os itens não comprometam a segurança do transporte. No entanto, a maioria das transportadoras de carros não recomenda e, em alguns casos, proíbe essa prática.

Vantagens de deixar pertences dentro do carro

  • Conveniência: Evita o trabalho de embalar e desembalar os pertences, além de agilizar o processo de mudança.
  • Custo: Economizar com uma transportadora de encomendas ou mudança. 

Riscos de deixar pertences dentro do carro

  • Danos: Os objetos podem ser danificados durante o transporte, especialmente se não estiverem devidamente acondicionados.
  • Roubo: Existe o risco de furto, mesmo que o veículo esteja sendo transportado por uma transportadora de carros.
  • Responsabilidade: Em caso de danos ou perdas, a transportadora de carros não se responsabiliza pelos objetos pessoais deixados dentro do veículo.

Quer enviar o seu carro para algum lugar do Brasil? Conheça a Brasil Autos, a melhor transportadora de carros do País, que está pronta para te atender e garantir a segurança e integridade do seu veículo a um preço justo e acessível, venha conhecer!

O que diz a legislação?

A legislação brasileira não possui uma regra específica sobre o transporte de objetos pessoais dentro de veículos por transportadoras. No entanto, o Código de Defesa do Consumidor garante os direitos do consumidor em relação aos serviços contratados. Caso ocorram danos ou perdas, o cliente pode buscar seus direitos na justiça.

O que diz a transportadora de carros?

As transportadoras de veículos não possuem seguros para objetos pessoais, neste caso, se houver um sinistro, como por exemplo um tombamento, os pertences dentro do veículo não serão acobertados, o mesmo vale para o caso de furto.

Outro fator importante a considerar é que a carreta cegonha é aberta e em algumas situações os objetos no interior do veículo podem chamar a atenção para o furto, desta forma os vidros dos veículos podem ser danificados durante a tentativa de roubo. Portanto, não é seguro transportar objetos dentro dos veículos.

É fundamental consultar a transportadora de carros contratada para verificar a política da empresa sobre o transporte de objetos pessoais. Algumas transportadoras podem permitir, desde que os objetos não tenham valor e que sejam alocados de maneira que não prejudique o motorista para a realização de manobras (como por exemplo subir o veículo na carreta cegonha)

É cobrado um valor extra?

Em geral, não é cobrado um valor extra pelo transporte de objetos pessoais dentro do veículo. No entanto, algumas transportadoras podem exigir um seguro adicional para cobrir eventuais danos ou perdas.

Por fim, a decisão de deixar pertences dentro do carro para ser transportado por uma transportadora de carros deve ser tomada com cautela, após uma análise cuidadosa dos riscos e benefícios. É fundamental consultar a transportadora contratada para verificar as condições e restrições do serviço.

Recomendações

  • Comunicação: Informe a transportadora de carros sobre todos os objetos que serão deixados dentro do veículo.
  • Porta Malas: É recomendado que qualquer objeto siga no porta malas e nunca no interior do veículo.
  • Valor dos Objetos: Considere levar apenas objetos sem valor, para caso ocorra alguma intercorrência, não gere grandes perdas.
  • Volume: Enviei poucos objetos, para que o peso do carro não sofra alteração e para que o valor dos objetos não ultrapasse um valor relevante.