Caminhão cegonha: conheça 6 curiosidades sobre o veículo de transporte

Últimos comentários

Nenhum comentário para mostrar.
Transporte caminhão cegonha-Transporte caminhão prancha-Transporte de motos

caminhão-cegonha: conheça 6 curiosidades sobre o veículo de transporte

Transporte caminhão cegonha

Você provavelmente já se acostumou a ver um caminhão-cegonha pelas avenidas e estradas do país. Porém, ainda deve se lembrar da curiosidade e encantamento que este veículo exercia sobre você durante a infância.

O tempo se passou e, possivelmente, ainda existe muita coisa que você não sabe sobre esse meio de transporte. Então, que tal descobrir algumas curiosidades sobre ele?

Bem-vindo a este post onde, além de informações sobre como transportar seu veículo com segurança, você também mergulha no mundo automobilístico, da logística e dos transportes.

Então vamos descobrir 6 curiosidades sobre o caminhão-cegonha!

Índice

1. A origem do nome caminhão-cegonha

Talvez você até imagine qual é a origem do nome caminhão-cegonha. Bem, você se lembra que, até algum tempo atrás, os pais costumavam fugir de perguntas feitas pelas crianças e que eles consideravam embaraçosas.

Assim, quando uma criança perguntava “de onde vêm os bebês?”, os pais queriam desaparecer da face da Terra para não dizer a verdade. Como não podiam fazer isso, inventavam histórias que não correspondem à realidade.

Uma dessas histórias dizia que a cegonha, um pássaro grande com um bico comprido, trazia os bebês. Eles viriam, supostamente, pendurados em panos até chegarem à nova família.

Felizmente, hoje em dia os pais já aprenderam maneiras bem mais efetivas de lidar com essas perguntas. Porém, a marca da lenda ficou no nome do caminhão.

Assim como a cegonha “levava os bebês”, este tipo de caminhão levava os novos automóveis, recém-fabricados, até seus pontos de revenda. Portanto, consideraram interessante chamá-lo de caminhão-cegonha.

Hoje nós sabemos que o caminhão-cegonha não transporta apenas os carros novos. Cada vez mais pessoas utilizam este veículo para transportar seus carros usados de forma conveniente também.

No entanto, o nome se popularizou e tornou esse veículo até mais querido pelas pessoas. Aliás, ele também pode ser chamado de carreta-cegonha.

2. A cegonha tem tamanhos diferentes ao redor do mundo

Você certamente já viu que existem caminhões-cegonha maiores e outros menores. A média de carros transportados em cada cegonheiro, por aqui, é de 11 veículos. Porém, talvez você não imagine que, ao redor do mundo, as diferenças costumam ser ainda mais significativas.

Vamos pegar a China, por exemplo. Você sabia que, por lá, é comum um cegonheiro carregar uma média de 30 veículos leves de uma só vez? Então 14 carros costumam ficar na parte de baixo, enquanto outros 16 ocupam o andar de cima.

Aliás, ainda falando da China, é o país que mais realiza o transporte de veículos através das rodovias. Afinal, em um país tão gigante e altamente industrializado, você não poderia esperar algo diferente, não é mesmo?

Mas vamos falar das diferenças também com outros países. O Japão é o local onde temos registro das menores cegonhas. Elas carregam, em média, 7 carros de cada vez — um pouco mais que a metade do Brasil.

Já na Europa, apesar das variações, o formato mais comum é um caminhão-plataforma que carrega 4 carros e um reboque com mais 6 veículos acoplados a ele.

3. Existem limites de comprimento e altura

No Brasil, existem regras para a circulação de veículos de carga. Afinal, eles precisam circular sem causar grandes transtornos nas vias públicas e, mais que isso, não colocar a segurança de seu condutor ou de outras pessoas em risco.

Por isso, o limite de largura do caminhão-cegonha pode variar entre 2,6 e 3 metros. Já a altura não pode ultrapassar 4,95 metros, tanto para evitar tombamentos quanto colisão com viadutos.

O comprimento, por sua vez, também pode ter tamanhos distintos, de acordo com a finalidade do veículo. Se ele transporta carros pequenos, o comprimento máximo é de 14 metros.

Porém, caso o objetivo do veículo seja transportar outros caminhões, veículos com reboque ou articulados, este limite de comprimento passa a ser de 22,4 metros.

Todas essas regras são definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Portanto, as transportadoras precisam ficar atentas a isso e os fabricantes também.

4. Você precisa prestar atenção antes de ultrapassar um caminhão-cegonha

Na cidade, nós geralmente não nos deparamos com caminhões-cegonha com tanta frequência. Porém, nas estradas, essa é uma cena relativamente comum.

E como esse caminhão circula mais devagar que um carro baixo, dificilmente o condutor de um automóvel quer ficar ali atrás, em baixa velocidade. O objetivo costuma ser ultrapassá-lo e seguir viagem.

Porém, por se tratar de um veículo longo, a ultrapassagem demora mais. Isso pode colocar o motorista em risco, pois se houver outro automóvel na pista contrária, as chances de uma colisão frontal se tornam maiores.

Por isso, os caminhões-cegonha precisam ter uma placa onde constam as dimensões do veículo, incluindo seu comprimento. Desta forma, o condutor do veículo de trás tem um dado importante para calcular melhor e decidir ultrapassar naquele momento ou não.

Além disso, os caminhões-cegonha são obrigados a manter luzes em suas duas laterais, com intervalos de 3 metros entre uma e outra, facilitando sua visualização no escuro e evitando colisões.

5. O caminhão-cegonha nem sempre pode circular à noite

As regras para a circulação segura de caminhões-cegonha vão desde a sinalização do veículo até a fixação de pneus com cinta e velocidade máxima. Eles não podem passar de 80 km/h.

Porém, outra regra importante diz respeito à circulação desses veículos no período noturno. Se a estrada tem pista simples, os caminhões-cegonha com mais de 19,8 metros simplesmente não podem se deslocar à noite.

Assim, a viagem precisa ser muito bem planejada para que o caminhoneiro percorra o trecho possível durante o dia e, próximo ao anoitecer, consiga parar em um local seguro para seu descanso.

Se a estrada tem pista dupla, o caminhão-cegonha pode circular livremente nela, mesmo durante a noite. Neste caso, não há restrições.

6. O piso superior do caminhão-cegonha se inclina

Talvez você já tenha pensado “como eles colocam esses carros lá no andar de cima do caminhão-cegonha?” — e esta é uma dúvida importante, não é mesmo?

Porém, o fato é que atualmente esses caminhões são muito bem equipados e possuem sistemas modernos que permitem, inclusive, inclinar o piso superior ou mesmo apenas alguns trechos dele.

Esse sistema costuma utilizar uma série de mecanismos hidráulicos para o controle das posições e da inclinação, permitindo que os veículos sejam colocados e retirados no local adequado.

Além disso, a plataforma possui travas que seguram os veículos em seus locais. Assim, eles não se movimentam durante o trajeto, o que causaria danos à carga, que geralmente é bastante cara.

No entanto, para utilizar todos esses sistemas e travas, os motoristas precisam saber manusear esses recursos com muita habilidade. Sem isso, o prejuízo seria muito grande!

E você, já conhecia todas essas curiosidades a respeito do caminhão-cegonha? Quer saber mais sobre os tipos de veículos que utilizamos para transportar seu automóvel?

Então continue aqui no blog e confira nosso post completo sobre o transporte de carro.

FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *