Conheça a evolução do transporte de veículos

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Conheça a evolução do transporte de veículos

Transporte caminhão cegonha

Até pouco tempo atrás, a maioria das pessoas não pensava em contratar um serviço de transporte de veículos. Em suas mentes, essa era uma opção disponível apenas para grandes empresas, que mobilizavam grandes frotas.

Porém, à medida que o tempo passa, este serviço se torna mais acessível a uma parcela cada vez maior da população, a ponto de muitos o utilizarem durante viagens de férias, mudanças, compra de automóveis em outros estados etc.

Mas para que chegássemos a esse ponto de termos um transporte de veículos seguro, altamente tecnológico e acessível, houve um longo trajeto de desenvolvimento.

Para nós, que trabalhamos no setor de transportes, essa é uma história muito interessante. Para você, que é apaixonado por carros ou é uma pessoa bastante curiosa, que gosta de saber fatos que outras pessoas não sabem, acreditamos que será também.

Então, vamos conhecer um pouco melhor a história e a evolução do transporte de veículos? Continue aqui no blog para essa retrospectiva no mínimo inusitada!

Índice

Meios de transporte: o primeiro passo dessa evolução

O precursor do transporte de veículos foi, com certeza, o transporte de cargas. Seu início nos faz voltar praticamente ao início da civilização, ao momento em que os homens começaram a domesticar animais e utilizá-los para carregar objetos pesados.

A princípio, este peso era amarrado, de várias formas, ao próprio animal. No entanto, a partir da invenção da roda, em cerca de 3.500 a.C., foi possível multiplicar o peso das cargas levadas de um lugar para outro e, se preciso, distribuir essa força entre dois, três ou mais animais.

Assim, o ser humano passou milênios tendo no animal o seu único recurso para a tração de cargas em terra. Nos mares e rios, os barcos e balsas movidos a vento possibilitavam a circulação de mercadorias, pessoas e objetos. Em 1807, os meios de transporte marítimo passaram a utilizar o vapor.

Apenas em 1830 o homem criou uma alternativa para transportar cargas por terra sem depender da tração animal. Neste ano, eles passaram a utilizar a locomotiva a vapor.

Porém, como os trens dependem de trilhos para circular, o acesso a esse meio só era possível em determinadas rotas. Fora delas, o homem continuava recorrendo principalmente aos bois, cavalos e jumentos.

Em 1886 — portanto, há menos de 150 anos, o alemão Karl Benz criou o primeiro automóvel de 3 rodas movido à gasolina. Em 1926, surgiu a aviação comercial.

Como você pode ver, a humanidade passou milênios dependendo dos animais. Porém, quando a evolução tecnológica se iniciou, sua evolução foi extremamente rápida, o que possibilitou o grande acesso aos meios de transporte atuais.

Invenção do caminhão: uma revolução no transporte de cargas

Neste meio tempo, entre uma invenção e outra, foi desenvolvido um veículo robusto, forte, com motor muito mais potente e com a capacidade de carregar 1,5 toneladas. Sim, estamos falando do caminhão.

Isso aconteceu em 1896, pouco tempo antes de o inventor do caminhão — Gottlieb Daimler — criar também o ônibus. A cabine, onde fica o motorista, era aberta. O assento ficava praticamente à frente da carroceria.

Para falar a verdade, este primeiro caminhão se parecia muito com uma carroça. Porém, à frente do motorista, havia um motor que tracionava um veículo e não um par de cavalos.

Pouco a pouco, a indústria foi desenvolvendo o caminhão. Assim, no Brasil, a primeira montadora a se estabelecer foi a americana Ford, que fabricou o TT — primeiro caminhão feito no país a partir de peças importadas.

Diferentemente do caminhão de Daimler, o Ford TT já possuía uma cabine fechada. Ainda assim, sua estrutura era bastante semelhante à de uma carroça e conseguia transportar 1 tonelada.

Você se lembra que Daimler inventou o caminhão. Porém, como se isso não bastasse, ele se tornou sócio e parceiro do inventor do automóvel, Karl Benz, e juntos criaram a Mercedes-Benz, uma potência na área de transportes.

Cada vez mais, a sociedade demandava veículos capazes de transportar cargas maiores. Assim, no Brasil, a Fábrica Nacional de Motores (FNM), em parceria com a empresa italiana Isotta, começou a fabricar e vender um modelo capaz de suportar 7,5 toneladas.

Aliás, é possível que você até tenha visto alguns desses caminhões por aí. A carroceria já tinha aquele modelo bem conhecido, com as laterais em madeira pintada, com desenhos diferentes.

A cabine, muito mais segura e fechada, levava um potente motor, grandes para-brisas e muitos outros dispositivos de segurança.

Desde então, muita coisa mudou. Surgiram novos fabricantes, como a Scania. A Mercedes-Benz nacionalizou sua produção e a Volkswagen adquiriu o Dodge. Depois, foi a vez da Volvo chegar ao país.

Transporte de veículos: um serviço que se expandiu a partir do crescimento econômico

O aumento no número de fabricantes de caminhões acompanhou também o crescimento econômico do país. Isso afetou positivamente o transporte de veículos.

Em 1920, por exemplo, havia apenas 5 mil carros no Brasil. Já em 1939, este número era de 43 mil. No entanto, a partir daí, o crescimento foi explosivo.

Apesar da redução na produção de carros na década de 40 porque as empresas americanas trocaram a produção de diversos bens, inclusive carros, para suprimentos necessários durante a Segunda Guerra Mundial, este período logo foi superado.

Em 1956, o Brasil contava com 800 mil carros. Mas nada se compara ao crescimento explosivo após o ano 2000. Na virada do milênio, o Brasil possuía 29,5 milhões de automóveis. Em 2022, ocorreu o licenciamento de 111 milhões de veículos, fora os que circulam de maneira irregular.

Mas o que isso tem a ver com o transporte de veículos? Tudo! Essa explosão na produção e distribuição fez com que a demanda por esse serviço não só aumentasse, mas se desenvolvesse, proporcionando cada vez mais segurança.

Provavelmente, faz parte das suas memórias encontrar caminhões-cegonha na estrada desde a sua infância. Isso foi impulsionado por todo esse desenvolvimento.

Assim, no passado, o transporte de veículos acontecia por meio de caminhões muito antigos. Vários deles eram semelhantes aos guinchos atuais ou continham uma segunda plataforma onde carregavam mais um automóvel. Hoje, a situação é bem diferente.

Transporte de veículos: evolução dos caminhões

Com o tempo, esses veículos de transporte foram se desenvolvendo. Primeiro, com a capacidade de formar uma sequência muito maior de pequenas carrocerias com 2 andares, cada uma comportando cerca de 4 automóveis.

Na verdade, essas composições se pareciam muito mais com um trem formado por diversos vagões. Porém, em vez de deslizar sobre trilhos, suas rodas permitiam o tráfego terrestre com um veículo que puxava toda a sequência.

Portanto, esse precursor do cegonheiro foi pouco a pouco sendo substituído por caminhões muito mais robustos e com carrocerias inteiras.

As carrocerias atuais contêm dispositivos que prendem os veículos transportados com muito mais segurança. Assim, trata-se de um deslocamento vantajoso e tranquilo para proprietários, para a transportadora, para o motorista e outros viajantes.

Além da evolução da carroceria, não podemos nos esquecer do conforto que os motoristas têm hoje em dia, tornando seu trabalho menos desgastante tanto do ponto de vista físico quanto emocional.

Gostou de conhecer todas essas curiosidades a respeito da evolução do transporte de veículos? Quer saber como a Brasil Autos Transportes pode levar seu automóvel através do Brasil e mesmo além das nossas fronteiras?

Então continue aqui no blog e confira nosso post completo sobre os cuidados com o transporte de veículos leves em caminhão-cegonha. Você vai gostar!

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