Caminhão plataforma: conheça características e funcionamento

Últimos comentários

Nenhum comentário para mostrar.
O transporte de veículos pode ser feito de algumas maneiras. Entre elas, uma das que mais se destacam é aquela feita por meio do caminhão plataforma. Saiba mais!
Transporte caminhão cegonha-Transporte caminhão prancha-Transporte de motos

O transporte de veículos pode ser feito de algumas maneiras. Entre elas, uma das que mais se destacam é aquela feita por meio do caminhão plataforma.

De fato, ele é ideal para máquinas pesadas, caminhões, veículos especiais como carros de corrida e exposições, protótipos entre outros. 

Aliás, dependendo da situação e condições, pode ser destinada para automóveis e até mesmo frotas, embora seja menos comum.

Quer saber mais sobre o caminhão? A seguir, confira as principais características do veículo, como ele funciona e as diferenças com a cegonha.

3 principais características do caminhão plataforma

Em primeiro lugar, é necessário conhecer algumas características principais do caminhão plataforma. A primeira delas é com relação à carroceria, ou seja, a parte onde será colocada a carga.

Ela é uma área longa, sob rodas e conectada com a parte dianteira, onde fica o motor e o motorista. O tamanho pode variar de acordo com as normas estabelecidas por lei.

Adicionalmente, é importante destacar que esse tipo de veículo precisa de uma autorização especial para circular, conhecida como Autorização Especial de Trânsito (AET). A concessão só é feita se o caminhão plataforma seguir as especificações estruturais e de circulação, determinadas pela legislação brasileira.

Aliás, somente motoristas com habilitação apropriada pode dirigir esse tipo de caminhão. Para rodar em estradas é preciso ter uma CNH da categoria E, caso o peso do veículo seja maior do que 6 toneladas.

Como funciona o transporte em caminhão plataforma?

Sem dúvidas, o caminhão plataforma tem diversas funcionalidades. Comumente, ele é utilizado para o transporte de equipamentos pesados e materiais pesados, que são fixados de maneira firme na prancha.

Somado a isso, o veículo ainda é usado como autossocorro de carros, motos e ônibus tanto na cidade quanto nas estradas e rodovias do país. Outros modelos também têm como função o resgate de acidentes e até mesmo para o transporte específico em áreas de exploração de petróleo.

Além disso, vale ressaltar que o serviço é oferecido por transportadoras especializadas nessa área, como é o caso da Brasil Autos. A companhia atua na coleta, entrega e também em autossocorro.

Entenda as diferenças entre caminhão plataforma e cegonha

De fato, o caminhão plataforma é diferente do caminhão-cegonha. Como dito, o primeiro é usado para o transporte de veículos pesados, enquanto a cegonha é ideal para automóveis e motos.

Além disso, os aspectos físicos também diferem. O do tipo plataforma, conforme o próprio nome indica, tem uma estrutura apoiada horizontalmente sob rodas. Já o modelo cegonha geralmente tem dois andares, uma estrutura mais fechada nas laterais e a capacidade para entre 10 e 11 veículos.

Portanto, o caminhão plataforma atende demandas específicas e é fundamental para o transporte de cargas pesadas. Ele tem dimensões diferentes dos demais caminhões, inclusive do modelo conhecido como cegonha.

Gostou de saber mais sobre o caminhão plataforma? Então, continue com a gente e aproveite para saber mais sobre a importância do transporte em caminhão prancha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *