Até quantos veículos pode levar um caminhão-cegonha?

Últimos comentários

Nenhum comentário para mostrar.
Até quantos veículos pode levar um caminhão-cegonha?
Transporte caminhão cegonha-Transporte caminhão prancha-Transporte de motos

Quantos veículos pode levar um caminhão-cegonha é uma pergunta bastante comum na hora de contratar uma transportadora.

De fato, a questão acaba gerando algumas dúvidas em pessoas que desconhecem como funciona o serviço de transporte de veículos ou precisam dele pela primeira vez.

Afinal, ao longo dos anos esse número mudou e acompanhou a transformação do transporte para carros no Brasil. Para quem não é do setor, certamente é difícil acompanhar a evolução dos caminhões e as alterações na legislação.

Então, neste post, vamos ajudá-lo a entender melhor alguns aspectos antes de você contratar uma empresa especializada. Acompanhe!

Saiba quantos veículos pode levar um caminhão-cegonha

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que todo caminhão-cegonha precisa seguir as regras estabelecidas pela legislação brasileira para circular pelo país.

De fato, isso influencia na quantidade de automóveis que esse tipo de caminhão pode carregar. No próximo item, falaremos mais sobre quais são esses limites.

Sendo assim, quantos veículos pode levar um caminhão-cegonha? A resposta para essa pergunta é bem simples: atualmente, cada cegonheira pode transportar até 11 carros.

Curiosamente, essa quantidade era bem menor entre a década de 1960 e 1970, pois a cegonheira acomodava no máximo 3 a 5 veículos.

Além disso, saiba que a empresa ainda pode considerar outros aspectos na hora de realizar o transporte, como o tipo de veículo (carros, motos, vans ou ônibus), modelo ou até mesmo a necessidade específica do cliente.

Portanto, quando for solicitar um serviço desse tipo, verifique com a transportadora quais são as condições e quantos carros serão deslocados junto com o seu veículo.

Descubra outras regras importantes

Finalmente, agora que você já sabe quantos veículos pode levar um caminhão-cegonha, também é necessário conhecer outras regras que devem ser respeitadas.

Sem dúvidas, uma das que mais se destaca é com relação ao peso bruto total, conforme indicado pela resolução número 210/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em que os seguintes limites estão estabelecidos:

  • veículo não articulado — 29 toneladas;
  • veículos com reboque ou semi-reboque, exceto caminhões — 39,5 toneladas;
  • caminhão-trator e semi-reboque, com menos de 16 metros de comprimento — 45 toneladas;
  • combinações de veículos articulados com mais de 16 metros de comprimento — 48,5 toneladas;
  • combinações de veículos articulados com eixos distanciados — 53 toneladas;
  • e combinações de veículos de carga — até 57 toneladas, entre outros.

De acordo com o Contran, a cegonheira ainda deve seguir algumas especificações para circular pelas vias do país. Entre elas, a altura máxima de 4,95 metros, largura entre 2,60 e 3 metros e o comprimento entre 14 e 23 metros são as que mais se destacam.

Adicionalmente, para fazer o transporte de veículos em caminhão-cegonha o motorista deve ter uma habilitação especial, cumprir as restrições de circulação — principalmente nos grandes centros urbanos — e respeitar a velocidade limite de 80Km/h.

De fato, é interessante saber mais sobre quantos veículos pode levar um caminhão-cegonha, concorda? Então, continue com a gente e aproveite para entender como funciona o serviço de cegonhas para motos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *