Transporte cegonha: veja a evolução desse tipo de caminhão!

Últimos comentários

Nenhum comentário para mostrar.
Transporte cegonha: veja a evolução desse tipo de caminhão!
Transporte caminhão cegonha-Transporte caminhão prancha-Transporte de motos

Sem dúvidas, transporte cegonha é algo bastante presente no Brasil. Esse serviço é oferecido por empresas especializadas no setor, feito por meio de caminhão-cegonha e usado para transportar de veículos.

Ao longo dos anos, a cegonheira evoluiu muito e atualmente apresentam tecnologias integradas para descolocar os veículos de forma mais segura e eficiente.

Abaixo, conheça mais sobre o processo de evolução do caminhão-cegonha!

O início do transporte cegonha no país

De fato, o desenvolvimento da indústria automobilística do país impulsionou também o setor de transporte cegonha e o surgimento de caminhões específicos para o deslocamento de veículos.

A partir de 1956, a produção de automóveis cresceu consideravelmente, um marco na história do transporte para carros no Brasil.

Diante disso, as montadoras tiveram a necessidade de criar maneiras de levar os automóveis até seus donos.

Consequentemente, surgiram os primeiros caminhões-cegonhas, mais conhecidos pelo nome de toco.

Na época, um dos modelos mais utilizados foi o DKW F-91 Universal, da antiga Vemag. O processo era bem rudimentar e, por muito tempo, só era possível transportar entre 2 e 3 veículos.

A evolução dos caminhões-cegonha

Depois, já na década de 1970, apareceram os cavalos mecânicos e as carrocerias de 1 e 2 eixos, algo que ampliou a capacidade do transporte cegonha.

Se antes só era possível carregar até 3 veículos, com a mudança os caminhões-cegonhas passaram a transportar até 8 veículos de uma única vez.

Aliás, a partir do mesmo período, as associações profissionais ganharam força e o Sindicato Nacional dos Cegonheiros passou a atuar em âmbito nacional.

Obviamente, os caminhões foram se modernizando para atender a demanda crescente. No ano de 1980, já era possível encontrar transporte cegonha para até 10 automóveis.

Hoje, por sua vez, o caminhão-cegonha pode transportar 11 carros, mas também costuma ser muito utilizado para motos, vans e ônibus.

Adicionalmente, para que possa circular é necessário que ele siga as especificações da lei, que delimitam altura, comprimento, velocidade permitida, entre outros fatores.

Empresas que fazer o serviço usam cada vez mais tecnologias integradas, como sistema de rastreamento e telemetria.

A importância do serviço hoje

Indiscutivelmente, o transporte cegonha continua relevante e tem uma grande importância para o setor na atualidade.

Em primeiro lugar, o serviço é utilizado pelas montadoras. Com ele, a indústria automobilística pode se desenvolver plenamente, pois as entregas dos veículos até as concessionárias e seus donos estão garantidas.

Além disso, o transporte cegonha passou a ser relevante em outras situações, tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

Por exemplo, quer mudar de cidade e transportar o seu carro com segurança e comodidade ou precisa do caminhão-cegonha para descolar sua frota?

Então, basta contratar uma empresa com experiência no transporte cegonha!

Portanto, é possível perceber o quanto o desenvolvimento da indústria automobilística sempre esteve ligado ao serviço de transporte de veículos. Um depende do outro para crescer e, dessa forma, contribuir para o sucesso do país.

Ficou interessado em saber mais sobre transporte cegonha? Então, descubra se compensa enviar um veículo pelo caminhão-cegonha. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *